quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ICHTHUS - O peixinho dos cristãos

Ao andar pela rua é comum ver nos carros o adesivo de um peixinho, como a da foto abaixo



Alguns desses adesivos com o nome de Jesus escrito dentro. Mas quando pergunto se conhecem o significado a maioria desconhece. Afirmando apenas que é um símbolo cristão e relacionam diretamente com a passagem da multiplicação de pães e peixes, no qual Jesus alimentou uma multidão. Embora exista uma frequencia de citações sobre peixe, tanto na Bíblia, quanto nos Pais da Igreja, o real significado não se encontra na Bíblia, mas em registros históricos antigos.

Existem três explicações, que eu conheça pelo menos, sobre este desenho. Seria possível que estas três explicações seja verdadeiras, pois não se excluem.

1) A primeira explicação e mais comum é que PEIXE em grego é ICHTHUS. Abaixo, uma figura do peixe com a inscrição grega ICHTHUS (peixe).


ICHTUS, além de significar "peixe", trata-se de um acróstico, onde cada letra de I.CH.TH.U.S. corresponde a outra palavra grega, formando a frase que se encontra acima do desenho do peixinho. Transliterando seria algo como IESUS CHRISTOS THEOS UIOS SOTER.


Iesus
CHristos
THeos
Uios
Soter

A tradução dessa frase grega seria: "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador".

Tudo bem, e qual a razão disso? Vamos para a segunda parte da explicação.

2) Como os cristãos primitivos eram perseguidos, as suas reuniões se davam em locais secretos. E como saber onde seria a reunião? As reuniões não podiam ser em templos, portanto eram realizadas nas casas, catacumbas ou cavernas. E mesmo assim as reuniões não poderiam ser muitos frequentes em um mesmo lugar, para se evitar chamar atenção. Então a forma de marcarem um lugar para a reunião era desenhando este peixinho nos chãos ou paredes indicando para onde deveriam ir, usadas como setas sinalizadoras, ou onde se daria o encontro. Seria um símbolo conhecido somente pelos cristãos.

3) Outra explicação, também plausível, é de que para os cristãos se identificarem, um deles desenhava um arco no chão, com o dedo ou um pedaço de pau. Se a outra pessoa também fosse cristã, desenharia o outro arco, formando assim o peixe. E repetindo o que já foi dito, esta atitude era em função da perseguição que os cristãos sofriam naquela época e região.

Ricardo Reksidler

22 comentários:

  1. Oi Ricardo
    Andei me batendo para mandar este comentário. estou escrevendo pela segunda vez. Parabéns, lindo! Adorei a explicação principalmente hoje em dia que existe uma banalização ao utilizar um símbolo. É muito bom conhecer o verdadeiro significado, profundamente.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ricardo, belo estudo...

    gostaria de conversar com você sobre meu curso de teologia... se puder me liga 47 8446-1622 ou 47 3349-9265

    ResponderExcluir
  3. vc sabe se em algum lugar da biblia é mensionado ichthus? ou algum versiculo q me de base para isso? se souber me mande to precisando ^^ adorei o que vc escreveu, mt bem explicado, parabéns

    ResponderExcluir
  4. vou tatoar ele no braço,homenagem ao meu SENHOR JESUA ETERNO TE AMO SENHOR PRA SEMPRE *-*

    ResponderExcluir
  5. muito grato pela explicação brother abraço ;)

    ResponderExcluir
  6. Apesar de eu não divulgar e nem terpostado mais nada fico feliz que existem um bom número de visitas! Agradeço aos leitores e aos comentários!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kamillex, este significa aqui explicado não existe na Bíblia. Encontra-se na tradição cristã primitiva, é possível ver esse símbolos em catacumbas antigas, pinturas, e nas paredes das igrejas cristãs antigas. Na Bíblia existe a refer~encia de peixe (ichtus), mas não com esse significado!

    ResponderExcluir
  8. Olá Ricardo,
    Hoje de manhã comentei sobre a origem do símbolo do peixe em uma reunião de pastores em minha igreja. Ao fazer uma pesquisa, para mais detalhes, achei o seu texto que corrobora o que havia dito e enriquece ainda mais meu conhecimento sobre o assunto.
    Se você permitir, vou usar o seu texto para embasar outros comentários.
    Que Deus continue te abençoando em Cristo Jesus.

    ResponderExcluir
  9. Olá. fui pesquisar sobre esse peixinho, axei teu blog e a explicação aushuhdushd. mto boa!!! paz pra ti ^^}

    ResponderExcluir
  10. bem, estou te seguindo. Kero saber se posso utlizar seu texto para colocar tb no meu blog.... bjos

    ResponderExcluir
  11. A todos, desejam usar o texto fiquem a vontade! Se puderem citar que é de minha autoria fico agradecido! rsrsrs
    Abraço a todos!

    ResponderExcluir
  12. Olá Ricardo. Estive lendo esta explicação sobre o ichthus e resolvi escrever. Tu tens estudo sobre símbolos, Nova Era, etc. A tantos comentários banais sobre isso que chegam a nos deixar tontos. Então queria saber se tens, se estão fundamentados na Bíblia.
    Grata
    Tati

    ResponderExcluir
  13. Legal! Glória a Deus em Cristo Jesus (Jesus, palavra que na língua portuguesa não tem significado algum, mas na origem de sua revelação é simplesmente Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz) nome sobre todo o nome e inconfundível, Glória a Deus porque se pode usar um símbolo, o peixe, não havendo necessidade de manter segredo sobre o que significa, honremos pois seu significado quando o usarmos.
    PAZ! seja com você irmão. Herbert

    ResponderExcluir
  14. Ola Ricardo ,tudo bem? te faço uma pergunta a vc e as todos que quiserem dar opinioes; isto è minha curiosidade! o peixinho como dizem, nao seria uma mensagem subliminar, ou seja o "OLHO" oculto da maçonaria? o "OLHO" que tudo ver? Obrigado e fiquem com o PRINCIPE DA PAZ , JESUS O ETERNO !!!
    Oliveira.

    ResponderExcluir
  15. desculpem a minha ignorancia... mas ha difrenxa de o peixe estar po lado direito ou po lado esquerdo? e que ja vi tanta coisa anti-cristo.. so mesmo para saber.

    abraxo

    ResponderExcluir
  16. Cuidado maicon, tatuar não é visto com bom olhos pela Bíblia, mesmo sendo com motivos cristãos. Leia Dt 14:1,2 1Co 6:13;6:19;6:20 e outros vrs mais (pesados) que falam sobre este assunto. OK, mano ? Temos que cuidar uns dos outros com amor em Cristo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estes versículos só apoiam a tatuagem.
      está mais do que claro que a biblia nada diz a respeito disso.

      "Glorificai a Deus nos vossos corpos"

      Quer razão melhor para fazer uma tatu do Ichtus???

      Excluir
    2. À você que deseja tatuar-se, se teu corpo é templo do Espírito Santo, como está escrito à respeito daquele que é convertido à Deus, quem controla tua mente e teu corpo carnal não é mais a criatura,mas o Criador pelo Seu Santo Espírito, como disse Paulo apóstolo, agora não sou mais eu, mas Cristo em mim.
      Um conselho no amor de Cristo,busque a misericórdia de Deus e seus dons,e tu se maravilhadas.

      Excluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Humm, apesar da explicação parecer boa eu ainda fico com a outra versão que em minha opinião faz mais sentido de acordo com os dados bíblicos.

    Que é a de:
    O peixe nada mais é que o simbolo de nossa "Era" assim como antes de Moisés era o Touro (na época adoravam bezerros), com Moisés Áries (na época o povo judeu, assoprava em chifres como simbologia) e a de Jesus até os dias de hoje é a era de peixes que ao fim desta em 2150 sera precedida pela Era de Aquários.

    ResponderExcluir
  19. queria tatuar esse simbolo no ombro.
    mais no ombro direito ja tenho uma tatoo.e eu acho que ficaria mais "legal" com a !frente" do "peixe" pra parte de fora o braço. então queria saber se mudaria alguma coisa no significado com o simbolo invertido.
    se alguém poder responder eu agradeço.

    ResponderExcluir
  20. A MUITO TEMPO PROCURAVA ESSE SIGNIFICADO DO PEIXE, E GRAÇAS A DEUS ENCONTREI EM SEU BLOG. FIQUE NA PAZ E PUBLIQUE MAIS CURIOSIDADES COMO ESTA.

    ResponderExcluir